.::Locadoras e efeito Uber são responsáveis por 37% das compras
de veículos nos primeiros cinco meses do ano


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As vendas diretas são a mais nova estratégia das montadoras contra a crise. Apesar dos veículos serem comercializados a preços mais baixos que nas concessionárias, a oportunidade é vista com bons olhos

Foto Divulgação

 

Para continuar ativas no mercado e driblar a crise, as montadoras tem investido nas chamadas vendas diretas. A modalidade que inclui, em sua maior parte, negócios com empresas, governo, taxistas e produtores rurais deram uma guinada nas vendas de carros de passeio e utilitários nos primeiros cinco meses do ano.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes e Veículos Automotores (Anfavea), as vendas diretas, principalmente, em contratos fechados com locadoras foram responsáveis por 37% dos veículos comercializados esse ano.

A Localiza e a Unidas compraram mais de 22 mil carros no primeiro trimestre.

O presidente da Anfavea Antonio Megale, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo disse que as vendas diretas de automóveis também ganharam um empurrão com o surgimento de um novo tipo de cliente corporativo: empresas que compram carros para alugá-los a motoristas de aplicativos de mobilidade como o Über.

De acordo com a Fenabrave, associação das concessionárias de veículos, as vendas diretas de automóveis de passeio e utilitários leves cresceram mais de 27% este ano. Em contrapartida, as vendas no varejo recuaram 8,5%, sob a influência negativa do avanço do desemprego.

As vendas diretas são fechadas com descontos em relação aos preços cobrados pelas concessionárias ao consumidor comum e, portanto, oferecem margens de rentabilidade menores. Como o varejo tem demorado a reagir, oportunidades oferecidas por clientes corporativos não podem ser desperdiçadas num momento em que a indústria precisa de escala para ocupar melhor suas linhas de produção.

A Ford está entre as montadoras que tem conseguido aumentar seu faturamento com vendas diretas. Nos primeiros meses deste ano a montadora aumentou as vendas corporativas em 47%, conforme estatísticas da Fenabrave. Renault e Nissan, tiveram crescimento de 28% no segmento. Fiat e Volkswagen, outras duas montadoras do pelotão de frente da indústria, também ampliaram significativamente as vendas diretas de carros, com altas de 19% e 24%, respectivamente.


 

Fonte: Consystem