.::Londrina: Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação


Imprimir
Atualmente a “Cidade Genial em TIC”, que por muitos anos foi conhecida como a “Capital Mundial do Café” vem mostrando sua excelência em tecnologia da informação, que tem atraído indústrias e gerado reconhecimento a nível nacional

Foto Wilson Vieira

 

O Setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) vem se destacando em Londrina e na região há alguns anos.

O Arranjo Produtivo Local (APL) de TI foi um dos motivos que atraiu empresas de tecnologia para a região.

Em parceria com a Central de Inovação, Desenvolvimento, e Negócios Tecnológicos (CINTEC), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e Sindicato da Indústria de Software do Paraná (SINFOR), o Arranjo permite que pequenas e médias empresas da cidade negociem descontos coletivos na contratação de beneficios trabalhistas na compra de bens

de consumo e na participação de eventos comerciais.Através do APL são promovidos diversos eventos como Cafetecs, rodadas de negócios, workshops, capacitações sobre indicadores de gestão de TI, simpósios, eventos técnicos, treinamentos, projetos de extensão industrial e inovação, encontros de startups, meetups, startup weekends e hackathons.

Segundo o presidente do APL, Roberto Nishimura, o número de empresas que compõe o APL da região, que abrange de Apucarana a Cornélio Procópio, subiu de 1.181 em levantamento realizado em 2013, para 2.246, no levantamento de 2015. A pesquisa desses números para 2017 está em andamento e ainda não foi finalizada.


No levantamento do Sebrae de 2015, a geração de empregos diretos das empresas de TI da região chegaram a 36 mil. Em função da representatividade de Londrina nas ações de TI pelo estado do Paraná, a cidade foi escolhida para receber o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, o único do país com foco em TIC.


“Atualmente o Instituto tem uma ação em nível estadual, atuando de forma efetiva em todas as regiões do Paraná e já em algumas ações em outros estados, em função de sua expertise em TIC. Em 2016 foram 250 atendimentos realizados, mais de 300 empresas atendidas e 25.000 horas contratadas”, conta Silvana Kumura, coordenadora de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai.

No setor de TI destacam-se as ações relacionadas a consultorias na melhoria do processo de desenvolvimento de software em modelos como MPS.Br e CMMI e Governança de TI. O IST oferece consultoria às indústrias, certificações, qualificação de mão de obra e incubação de projetos. O Instituto conta ainda com laboratórios para pesquisa e desenvolvimento de soluções.

O Instituto de Tecnologia a Informação e Comunicação em Londrina foi concebido em 2012 e desde 2014 tem atuado nas prestação de serviços de tecnologia e inovação. A sede foi construída nas instalações do Senai Londrina, um edifício de aproximadamente 2.800m2. As obras estão em em fase de finalização.

“Com a instalação do Instituto espera-se poder contribuir para a consolidação da região como polo produtor de tecnologia e inovação, por meio da infraestrutura disponibilizada, das capacitações geradas, da atração de novas empresas e do fortalecimento das competências locais”, comenta Silvana.

A Consystem atua, desde a sua fundação, com a Informação através do ERP e mais recentemente, vem atuando com o BI, Cloud Computing e Redes Sociais. De com a diretoria da empresa, a Consystem está antenada às tendências do mercado nacional e mundial, e, tem participação ativa nas ações do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e região (APL TI) e também em eventos consolidados como Paraná TIC, que acontece em agosto e ECO TI, realizado sempre em novembrO.

PARANA TIC

O PARANÁ TIC, que acontece de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), no Parque Tecnológico de Itaipu, é um evento realizado pelo setor que se consagrou-se como um espaço onde, além de surgirem novas ideias, surgem novas conexões que geram novos projetos e negócios.

Anualmente organizado pela ASSESPRO-PARANÁ, com apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) – Brasil, SEBRAE e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado - SETI, a 6ª edição do evento abordará a tecnologia da informação e comunicação com base emDigital Business e a integração latino-americana. Entre os temasprincipais estão: Big Data, IOT, Computação Cognitiva,New I e Cloud.

O evento é formado por conferências conduzidas por especialistas nacionais e internacionais, grupos de trabalho, eventos de relacionamento, hackathon temático e rodadas de negócios internacionais. Mais informações www.paranatic.com.br.

 

Fonte: Consystem