SIRCSped garante praticidade, eficiência e segurança para o seu negócio

 

O SIRCSped, desenvolvido pela Consystem, permite atender as obrigações legais impostas pelas RF de forma rápida, simples e segura. Confira

Foto Divulgação

Sabe-se que o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), adotado pela Receita Federal é estruturado, basicamente, por cinco pilares: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de Serviços, Nfe de Mercadorias, SPED Contábil e Escrituração Fiscal.

A mudança radical que iniciou em 2007, atingiu mais de 1,5 milhões de empresas, optantes do lucro real ou presumido, que trocaram os arcaicos livros em papel por arquivos digitais. Muitas dessas empresas utilizam hoje o SIRCSped da Consysrtem como solução prática, eficiente e segura para atender as obrigações legais da Receita.

“O sistema é muito útil, principalmente, o SPED Fiscal. Os relatórios para a contabilidade sempre são exatos”. Os números batem certinho, diz Terezinha Simines, contadora da Samave Veículos (Sociedade Assisense de Máquinas e Veículos).

Segundo ela, com o SPED Fiscal os lançamentos se tornaram muitos mais rápidos e os balanços mais confiáveis.

O SIRCSped está dividido em Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de mercadorias e serviços, SPED Contábil, SPED Fiscal e SPED Contribuições. “O conjunto de programas foi criado para atender à legislação referente ao projeto de escrituração digital. O sistema permite gerar notas fiscais eletrônicas de mercadorias e serviços, gerar arquivos para o SPED fiscal, contábil e contribuições”, explica Augusto Kato Kobayashi, analista de sistemas da Consystem.

A NF-e, segundo ele, processa todas as notas fiscais geradas no sistema, validando-as junto às Receitas Estaduais e ao Município (em casos de notas fiscais eletrônicas de serviço) e emitindo os documentos acessórios (Danfe) dentro dos padrões nacionais exigidos, de forma automática.

O SPED Contábil, substitui a escrituração em papel pela transmissão via arquivo dos livros Diário, Razão e Auxiliares e Balancetes. Já o SPED Fiscal substitui um conjunto de documentos fiscais, registros de apuração de impostos, por arquivos digitais.

No SPED Contribuições são informados documentos e operações das receitas obtidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradoras de créditos.

“Os arquivos do SPED, cada um obedecendo sua periodicidade, prazo e forma de entrega, devem ser gerados e validados com seus respectivos software validadores e assinadores (PVA)”, explica Moreira.

Quer conhecer o SIRCSped? Entre em contato pelo e-mail comercial@consystem.com.br ou ligue (43) 3336-1817.