Vendas para montadoras e exportações foram os responsáveis pelo aumento no faturamento do setor. Sindipeças prevê para 2019 crescimento de 8,4% em relação a 2018.

 

O ano de 2018 foi muito produtivo para o setor de autopeças. O faturamento das fabricantes do setor apresentou crescimento de 17,4%, em comparação ao ano anterior, de acordo com dados do Sindipeças. A melhora no desempenho do mercado interno e o maior volume de exportações puxaram o crescimento.

As montadoras responderam pela maior porcentagem de vendas do setor de autopeças, cerca de 60%. O resultado representa um aumento de 17,3% nas entregas para as montadoras.

Já as exportações, responsáveis por 20% do faturamento do setor, anotaram alta de 26,5% quando analisadas em reais e de 10,8% em dólares. As transações com o mercado de reposição cresceram 7,9%. Mas a fatia do segmento fechou 2018 próxima a 15%.
Apesar de um dezembro mais fraco, como de costume, o que justificaria as variações negativas por canal de vendas e a elevação da ociosidade do setor, no acumulado do ano, entretanto, os resultados do setor foram sólidos, apresentando crescimento em todos os canais de distribuição.
Segundo o Sindipeças, a utilização da capacidade instalada na indústria registrou média de aproximadamente 70% durante o ano passado, crescendo 4,5% em relação a 2017.

O emprego no setor, de acordo com dados do sindicato, aumentou 8,1% devido ao aquecimento das vendas de veículos novos no mercado de reposição.

Expectativas para 2019

O Sindipeças, sindicato que representa o setor de autopeças, prevê crescimento de 8,4% no faturamento total das empresas do setor em 2019, comparado ao desempenho de 2018. O crescimento representa R$ 96,9 bilhões.

De acordo com as projeções divulgadas por Flávio Del Soldato, assessor da presidência do Sindipeças, os fabricantes do setor vão ampliar seus investimentos em 29,2%.

Em relação as vagas de emprego, a previsão do Sindipeças é semelhante à de 2018, totalizando por volta de mais 10 mil novos postos de trabalho.

 

Fonte Consystem

Categorias: DSWArtigos

consystem

Entre em contato ! Estamos prontos para atendê-lo. comercial@consystem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *