Conheça 5 métricas, listadas pela Endeavor do Brasil, fundamentais para você acompanhar de perto no trabalho de marketing digital da sua empresa. E elas não têm nada a ver com os likes do Facebook.

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Um dos principais benefícios de investir no Marketing Digital é que o resultado de todas ações dessa estratégia podem ser medidos com facilidade e clareza.

Métricas como essas são fundamentais para o acompanhamento e o sucesso de uma estratégia digital. Sem elas, não há como saber se a estratégia está de fato gerando resultados e nem como decidir os próximos passos a tomar.

Se você quer saber onde focar sua atenção e quais informações deve acompanhar para avaliar o sucesso da sua estratégia, confira as 5 métricas que você precisa entender.

1. Leads gerados

Gerar leads é uma das partes mais fundamentais de uma estratégia de marketing digital. Afinal, você está atraindo pessoas que têm um real interesse no seu ramo de atuação ou nas soluções que sua empresa oferece.

Por isso, o volume de leads gerados pela sua empresa vai indicar se a sua estratégia de marketing digital está sendo eficaz em atingir a sua persona (a representação fictícia do seu cliente ideal) e gerar interesse nas suas ofertas.

2. Taxas de conversão no funil de vendas

A melhor maneira de diagnosticar gargalos em uma estratégia de marketing é acompanhando as taxas de conversão do funil de vendas.
Em geral, o funil de vendas é dividido em 4 etapas: visitantes, Leads, oportunidades e clientes. Portanto, você deverá acompanhar a porcentagem de visitantes que viraram leads, leads que viraram oportunidades, e oportunidades que viraram clientes.

Com o acompanhamento dessas taxas de conversão entre cada etapa da sua estratégia, podem vir insights que vão mudar a maneira como sua empresa faz marketing.

3. Oportunidades de vendas

Uma estratégia de marketing digital que funciona de verdade é aquela que entrega oportunidades de vendas para serem trabalhadas pelo time comercial.

Assim, acompanhar o número de oportunidades de vendas gerados mensalmente vai te ajudar a identificar não somente se a estratégia de geração de leads está sendo um sucesso, mas também se você está conseguindo qualificar esses leads de maneira a entregar os melhores para a equipe de vendas.

4. Custo de aquisição de clientes

É importante calcular (e acompanhar periodicamente) o custo de aquisição de clientes, também conhecido como CAC. Por definição, o CAC é “o conjunto de investimentos feitos para convencer um prospect a se tornar cliente”.

Calcular o CAC não é difícil. Basta somar todo o investimento em marketing e em vendas, e dividir esse montante pelo número de clientes conquistados em determinado período de tempo, como um mês ou um ano.

Saber o custo de aquisição de cada cliente vai te ajudar a definir seu orçamento de marketing e vendas, além de avaliar se a sua estratégia está sendo o mais eficaz possível para adquirir novos clientes com o menor custo.

5. Retorno sobre Investimento (ROI)

O objetivo final de toda estratégia de marketing digital é gerar retorno financeiro para a empresa.

O Retorno sobre Investimento é a métrica que demonstra se um investimento teve saldo positivo ou negativo. Para encontrar qual foi o retorno do investimento em marketing digital, você deve subtrair os custos dessa estratégia da receita gerada por ela, e dividir esse montante pelos custos. O resultado é expressado como uma porcentagem ou um fator.

É importante lembrar que todas essas métricas podem ser analisadas mais a fundo com outras métricas secundárias.

 

Fonte Consystem

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