Levantamento foi realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A estimativa para o próximo ano é de crescimento na safra de grãos. De acordo com os dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a alta deve ser de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio e uma alta de 4,3% no Valor Bruto da Produção (VBP).

Em 2018, a colheita totalizou 228 milhões de toneladas, por conta do clima favorável e a incidência do El Niño. A produção de soja na safra 2018/2019 deve crescer 6% em relação à safra anterior, com boas condições climáticas em praticamente todos os Estados.

As previsões da CNA também são otimistas para o milho segunda safra. Já em relação ao cenário político, a Confederação avalia ser necessária a conclusão das reformas tributárias e da previdência no novo governo para permitir o crescimento do setor.

Diversificação da pauta exportadora e a inclusão de pequenos e médios produtores no processo de exportação estão entre prioridades para o comércio exterior.

A melhoria nas condições de infraestrutura e logística, segurança no campo, introdução de marcos regulatórios e a ampliação da assistência técnica e gerencial para produtores com o objetivo de propor a melhoria da renda do setor agropecuário foram apontados como pontos importantes de melhoria.

Já em relação ao mercado internacional, a Confederação volta suas expectativas na conclusão dos acordos comerciais em negociação com Coreia do Sul, México, Canadá, entre outros, com medidas que promovam a facilitação do comércio, remoção de barreiras sanitárias e fitossanitárias e a redução de tarifas.

 

Fonte CNA

Categorias: DSWArtigos

consystem

Entre em contato ! Estamos prontos para atendê-lo. comercial@consystem.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *