Para Lúcio Kamiji, diretor geral da Consystem, discutir o tema faz parte de uma contribuição socioambiental para a região.

A Consystem foi uma das patrocinadoras do II Fórum em Debate realizado pelo Forúm Desenvolve Londrina, na última sexta-feira, no parque de Exposições Ney Braga. “Economia Criativa como desenvolvimento sustentável” foi o tema da segunda edição do evento.

Para Lúcio Kamiji, diretor geral da Consystem, a empresa patrocinou o evento sobre Economia Criativa do II Fórum em Debate por atuar com uma transversal das diversas áreas abrangidas pelo assuntos que os palestrantes trouxeram. “Isto faz parte de uma contribuição socioambiental para a nossa comunidade, Londrina e região”, disse.

Uma das palestrantes do evento, Ana Carla Fonseca, assessora para a ONU sobre economia criativa, deu uma aula aos presentes sobre o assunto.  Ana Carla começou a palestra ressaltando o talento humano como ativo diferencial de uma economia criativa. Falou sobre a capacidade que as grandes marcas como Coca-Cola e Disney tem em criar narrativas e a importância de conhecer as “narrativas” de uma cidade.

Para a especialista, a participação das universidades no contexto de economia criativa é essencial tanto para a criação como para a inclusão de parcelas da sociedade hoje excluídas.
Por fim, Ana Paula pontuou os principais pilares para o desenvolvimento de uma cidade criativa.

Conexões

Interações e conexões entre grupos que não se falam. Ana Carla ressaltou a importância de promover espaços públicos para facilitar a interação entre esses grupos. Disse também, que segundo estudos, os espaços públicos em comum são grandes auxiliadores no com bate a ansiedade, grande problema de saúde pública enfrentado pela sociedade moderna.

Cultura

Para desenvolver uma sociedade criativa é necessário descobrir as “narrativas” de uma cidade e promover a diversidade cultural, entretenimento, opções de comida e bebida variadas e boa conectividade.

 Inovação
Segundo Ana Carla, cidade criativa é aquela que se reinventa permanentemente para se tornar melhor. A especialista propõe a articulação entre cultura, inovação e conectividade para tornar possível um novo modelo de cidade.

 Governança compartilhada
O planejamento de uma governança compartilhada com a realização de parcerias público-privados.

 

Fonte Consystem

Categorias: ArtigosDSW

consystem

Entre em contato ! Estamos prontos para atendê-lo. comercial@consystem.com.br

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *