Entenda como o Business Inteligence (BI) pode auxiliar  vantagens da na gestão de pessoas, balancetes, planejamentos financeiro e demais áreas de gestão da sua empresa. 

Ter uma empresa não se baseia apenas em gerenciar colaboradores, tocar o negócio e recolher os lucros. Ter uma empresa representa diversas responsabilidades que serão atribuídas unicamente aos proprietários, sócios ou gerentes.

Manter a organização funcionando exige grande atuação dos líderes e momentos de tomada de decisão de grande importância. Tomadas de decisão acertadas são vitais para manter a empresa no caminho desejado e para garantir que ela tenha um crescimento e desenvolvimento saudável.

Todas as principais áreas de gestão exigem assertividade nesses momentos, desde assuntos relacionados à gestão de pessoas e colaboradores, até balancetes e planejamentos financeiros. Vamos entender como o uso de tecnologia traz vantagens .

O QUE É BI? 

 O segmento varejista é, sem dúvida, um dos setores que mais pode se beneficiar de todos os avanços tecnológicos e tendências atuais do mercado.  Em um contexto em que a competição é cada vez mais intensa, é muito importante encontrar ferramentas e estratégias para se fortalecer.  

E hoje em dia é impossível pensar em sucesso sem falar de inovação e Business Intelligence. 

O conceito que vem ganhando cada vez mais força no mercado, e se relaciona com o uso da tecnologia para coleta, armazenamento e análise daqueles dados que são fundamentais para a compreensão e o crescimento de uma empresa, por meio de softwares e ferramentas especializadas. 

A função essencial BI é transformar o imenso volume de dados gerados por uma empresa em informações que podem ser facilmente compreendidas e interpretadas e que, justamente por isso, devem ser utilizadas na tomada de decisões e na criação de estratégias de atuação. 

O QUE É UM DASHBOARD? 

 Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas. 

 Existem diversos tipos de geração de informação, mas o formato visual ganha muitos pontos quando se trata de entender como estão indo resultados, possibilitando que qualquer pessoa consiga consumir a informação. 

 O objetivo dos dashboards, é possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores.  Para chegar a esse patamar é preciso responder perguntas essenciais para ter as respostas desejadas. Se você não souber o que perguntar, não será possível construir um dashboard. 

 

COMO O BUSINESS INTELLIGENCE PODE AJUDAR? 

 Para fazer a diferença no varejo é preciso contar com estratégias eficientes, que permitem ao gestor tomar decisões corretas, que influenciarão positivamente os resultados da empresa. 

Conhecer o impacto do Business Intelligence nas mais diversas áreas e setores da sua empresa é indispensável para utilizá-lo em favor dos seus objetivos. 

 

GESTÃO DE ESTOQUE 

 O estoque é um dos pontos mais sensíveis de um negócio no varejo: é preciso se certificar de que a reposição de mercadorias seja sempre feita de forma adequada.  

A gestão ideal do estoque parte da utilização e interpretação de dados fundamentais que podem ser obtidos por meio de ferramentas que utilizam o business intelligence. 

 

GESTÃO DE FORNECEDORES 

Os dados fornecidos pelo Business Intelligence também podem auxiliar bastante na gestão de compras e no relacionamento com os fornecedores.  

É preciso ter em mente que os fornecedores são um dos públicos mais fundamentais para o sucesso da organização e quando os relacionamentos são proveitosos todos saem ganhando.

 

ACOMPANHAMENTO DE METAS 

As ferramentas de Business Intelligence são também ótimas aliadas no acompanhamento e na conquista de metas.  Como os dashboards utilizados são capazes de mostrar e comparar dados do passado, presente e até estimativas do futuro, é possível se organizar para que as metas sejam sempre alcançadas. 

 

PLANEJAMENTO DE MARKETING 

Os dados de Business Intelligence também podem ser utilizados para traçar o perfil dos clientes da rede varejista.  As informações obtidas a partir dessa análise devem ser utilizadas como base para a criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até mesmo para o lançamento e compra de determinadas mercadorias. 

 

GESTÃO FINANCEIRA E DECISÕES ESTRATÉGICAS 

A tomada de decisões dentro da empresa passa a ser melhor fundamentada com a utilização de ferramentas de Business Intelligence.  Isso acontece porque uma série de dados, métricas e análises precisas da realidade do negócio passam a ser utilizadas como base para o planejamento e a definição dos próximos passos. 

 Quer saber mais sobre Business Inteligence e como a Consystem pode auxiliar sua empresa? Entre em contato com a gente!

 

Categorias: Artigos

consystem

Entre em contato ! Estamos prontos para atendê-lo. comercial@consystem.com.br

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *