Entenda como o Business Inteligence (BI) pode auxiliar vantagens da na gestão de pessoas, balancetes, planejamentos financeiro e demais áreas de gestão da sua empresa.
Ter uma empresa não se baseia apenas em gerenciar colaboradores, tocar o negócio e recolher os lucros. Ter uma empresa representa diversas responsabilidades que serão atribuídas unicamente aos proprietários, sócios ou gerentes.
Manter a organização funcionando exige grande atuação dos líderes e momentos de tomada de decisão de grande importância. Tomadas de decisão acertadas são vitais para manter a empresa no caminho desejado e para garantir que ela tenha um crescimento e desenvolvimento saudável.
Todas as principais áreas de gestão exigem assertividade nesses momentos, desde assuntos relacionados à gestão de pessoas e colaboradores, até balancetes e planejamentos financeiros. Vamos entender como o uso de tecnologia traz vantagens .
O QUE É BI?
O segmento varejista é, sem dúvida, um dos setores que mais pode se beneficiar de todos os avanços tecnológicos e tendências atuais do mercado. Em um contexto em que a competição é cada vez mais intensa, é muito importante encontrar ferramentas e estratégias para se fortalecer.
E hoje em dia é impossível pensar em sucesso sem falar de inovação e Business Intelligence.
O conceito que vem ganhando cada vez mais força no mercado, e se relaciona com o uso da tecnologia para coleta, armazenamento e análise daqueles dados que são fundamentais para a compreensão e o crescimento de uma empresa, por meio de softwares e ferramentas especializadas.
A função essencial BI é transformar o imenso volume de dados gerados por uma empresa em informações que podem ser facilmente compreendidas e interpretadas e que, justamente por isso, devem ser utilizadas na tomada de decisões e na criação de estratégias de atuação.
O QUE É UM DASHBOARD?
Dashboards são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.
Existem diversos tipos de geração de informação, mas o formato visual ganha muitos pontos quando se trata de entender como estão indo resultados, possibilitando que qualquer pessoa consiga consumir a informação.
O objetivo dos dashboards, é possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores. Para chegar a esse patamar é preciso responder perguntas essenciais para ter as respostas desejadas. Se você não souber o que perguntar, não será possível construir um dashboard.
COMO O BUSINESS INTELLIGENCE PODE AJUDAR?
Para fazer a diferença no varejo é preciso contar com estratégias eficientes, que permitem ao gestor tomar decisões corretas, que influenciarão positivamente os resultados da empresa.
Conhecer o impacto do Business Intelligence nas mais diversas áreas e setores da sua empresa é indispensável para utilizá-lo em favor dos seus objetivos.
GESTÃO DE ESTOQUE
O estoque é um dos pontos mais sensíveis de um negócio no varejo: é preciso se certificar de que a reposição de mercadorias seja sempre feita de forma adequada.
A gestão ideal do estoque parte da utilização e interpretação de dados fundamentais que podem ser obtidos por meio de ferramentas que utilizam o business intelligence.
GESTÃO DE FORNECEDORES
Os dados fornecidos pelo Business Intelligence também podem auxiliar bastante na gestão de compras e no relacionamento com os fornecedores.
É preciso ter em mente que os fornecedores são um dos públicos mais fundamentais para o sucesso da organização e quando os relacionamentos são proveitosos todos saem ganhando.
ACOMPANHAMENTO DE METAS
As ferramentas de Business Intelligence são também ótimas aliadas no acompanhamento e na conquista de metas. Como os dashboards utilizados são capazes de mostrar e comparar dados do passado, presente e até estimativas do futuro, é possível se organizar para que as metas sejam sempre alcançadas.
PLANEJAMENTO DE MARKETING
Os dados de Business Intelligence também podem ser utilizados para traçar o perfil dos clientes da rede varejista. As informações obtidas a partir dessa análise devem ser utilizadas como base para a criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até mesmo para o lançamento e compra de determinadas mercadorias.
GESTÃO FINANCEIRA E DECISÕES ESTRATÉGICAS
A tomada de decisões dentro da empresa passa a ser melhor fundamentada com a utilização de ferramentas de Business Intelligence. Isso acontece porque uma série de dados, métricas e análises precisas da realidade do negócio passam a ser utilizadas como base para o planejamento e a definição dos próximos passos.
Quer saber mais sobre Business Inteligence e como a Consystem pode auxiliar sua empresa? Entre em contato com a gente!
0 comentário